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segunda-feira, 15 de julho de 2013

Banjo-Kazooie


Uma velha bruxa morava na floresta e, certo dia, pergunta para seu espelho mágico: “Existe alguém mais bela do que eu” e o seu espelho diz: Sim, até uma filhote de urso peluda é mais bonita que você! O QUE???

Fala galera! Aqui é o PEto e o game que trago para vocês é um aporte de Nintendo 64 para a Xbox Live, Banjo-Kazooie, um jogo de aventura lançado pela Rare e 4j Studios em dezembro de 2008 (dez anos após o lançamento no N64).

Spiral Montain
A brincadeira do primeiro parágrafo é devido a grande semelhança entre a estória do jogo com a da Branca de Neve. A estória começa quando Grutilda, uma velha bruxa que vive dentro de uma montanha, pergunta ao seu caldeirão mágico se existe criatura mais bonita do que ela em Spiral Montain. O caldeirão não consegue mentir devido à figura tão grotesca que é esta bruxa e responde que sim, que existe uma pequena ursa na floresta. A bruxa sai voando em sua vassoura e a rapta para transferir a beleza da ursa para ela e a sua feiura para a ursa.

Tooty, Mumbo Jumbo e Banjo
Esta ursa é Tooty, irmã mais nova de Banjo. Agora Banjo com ajuda de sua amiga Kazooie deve resgatar sua irmã antes que a bruxa ponha em prática seu plano.
E pronto, a estória é somente isso, parecido com Super Mario, vai lá e salva alguém. É um jogo infantil com foco na diversão, não tem como exigir muito deste ponto.

A jogabilidade deste jogo é um dos pontos fortes do jogo. A lista de movimentos que a dupla pode executar é bem variada e a cada fase são ensinados novos por outro de seus amigos, Bottles. Os movimentos vão desde Kazooie colocar ovos a voos de curta duração.

Os itens são muitos e cada um tem sua importância no jogo. As penas vermelhas nos dão o poder de voar por maior tempo saindo de uma plataforma específica que ativa este poder, as douradas dão invencibilidade, os ovos são para ataques de longo alcance e resolver alguns enigmas e as notas musicais abrem portas para novos níveis da caverna ou para itens especiais perto do fim do jogo.

Um dos muitos quadros a se completar
Há quadros espalhados pelo castelo que quando completados com peças de quebra cabeças abrem novas fases. Cada fase possui 10 peças e 100 notas musicais e 5 Jinjos (pequenas criaturas aprisionadas por Grutilda em cada fase e que tem grande importância para o fim do jogo).

Outro item não citado foram as caveiras Mumbo que estão escondidas nas fases. Se entregá-las ao Mumbo Jumbo (feiticeiro que vive nas fases) ele o transforma em outras criaturas para resolver os enigmas das fases e da própria montanha.

Falando em enigmas, este jogo é recheado deles. Cada um diferente do outro e bem criativos.

Olha o TipTup aê! Depois apareceria em Diddy Kong Racing
Para ter o final verdadeiro é necessário coletar todas as peças de quebra cabeça e notas musicas de todas as fases. Isso ficou mais fácil de fazer na versão do XBLA do que na do N64. Quando se está jogando uma fase e coletando as notas musicas, só se sai da tela morrendo ou voltando ao portal do começo da fase. Quando se morre na versão do N64, era necessário coletar todas as notas novamente, já na versão do XBLA podia-se continuar a coletar as que faltavam. Isso foi uma ajuda tremenda para fazer os 100% do jogo. Tanto que fiz 100% nesta versão e não na do N64 (maldita Rusty Bucket Bay!).

A trilha sonora é bem legal e simples, é o tema principal com diversos arranjos diferentes combinando com o ambiente da fase. Poderia ter ficado enjoativo, mas foi bem feito.

Só uma curiosidade, este game tem uma das telas de game over das mais engraçadas:


 Essa voz parece... bom, deixa pra lá


É isso aí galera, um jogo muito divertido para quem gosta de games de aventuras (mesmo que infantil rs..). Tomara que tenham gostado e até a próxima! Tudo de ótimo para vocês!