Fala galera! Aqui é o PEto e depois de um longo tempo sem
salvar nada (sim, faz 4 meses que não termino nada, mas tô voltando!) o game
que eu terminei e vou analisar é, na verdade, um reboot de uma série bem
famosa, Tomb Raider. Produzido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square
Enix foi lançado em março de 2013 para PC, Xbox 360 e Playstation 3.
![]() |
É Lara, vai se preparando que isto é só o começo. |
Nunca fui um grande fã da série até porque eu acho que ela é
um 007 de saia então nunca chamou minha atenção, mas depois de ler que ela
estaria mais humana decidi me aventurar. O enredo gira entorno da primeira
grande expedição de Lara sem seu pai, já falecido. Um grupo formado por pessoas das
mais diferentes características, que vai desde um historiador querendo fama na
mídia até descendente da deusa Himiko.
Himiko é considerada a deusa responsável por terríveis
tempestades em torno de uma ilha no Mar do Diabo. Nosso grupo busca descobrir a estória desta divindade (bom, pelo menos sua maioria). Em meio a viagem o grupo é pego por uma
destas tempestades e naufraga na ilha onde o jogo se desenrola.
![]() |
Um detalhe muito legal é que os olhos dela estão foscos quando ela morre. |
Lembra que eu citei que a Lara está mais humana? Então, ela
só se fode! Cai, é capturada, presa, cortada, enfim conseguiram refletir bem a inexperiência
dela. Mas isso é mudado gradativamente até ficar próxima de como conhecemos
hoje.
Até a forma como ela morre está bem trabalhada, seja com uma
rajada de metralhadora ou um destroço de navio fincado no pescoço quando desce
uma corredeira. Cada detalhe foi muito bem pensado inclusive as feridas no
corpo mostram o quanto ela sofreu.
![]() |
Repare nos olhos... Eu disse, nos olhos! |
Os gráficos estão belíssimos com poucas diferenças entre as
cg’s e o gameplay. A ilha está bem detalhada assim como os efeitos de luz e
sombra, mudanças climáticas e de decorrer do dia.
A expressão facial é a parte mais impressionante do jogo.
Tudo muito bem retratado, dor, tristeza alegria e inocência (sim, chega a esse
ponto) são vistas nos olhos da Lara dependendo da situação.
Sobre a jogabilidade notamos que está bem balanceada com um
pequeno exagero na parte assistida. Peraê, como assim assistida?? Sabe quando o
jogo corrige um erro seu? Por exemplo, quando você pula curto demais ou passa
do ponto o jogo te ajuda nessa e corrige a diferença.
![]() |
Alguns elementos de RPG foram adicionados (como novas habilidades e melhoria das armas) |
Existem varias armas e habilidades que se consegue no decorrer
do jogo através de pontos de xp (lembra que umas das empresas envolvidas é a
Square?) que podem ser usados em acampamentos no decorrer do percurso. Os
pontos de experiência são obtidos através de atos de sobrevivência (como caçar
animais ou estocar frutas) batalhas, conseguindo relíquias escondidas ou
terminando missões paralelas.
![]() |
O arco e flexa será mais do que um elemento de batalha, tendo utilidade inclusive na exploração de tumbas. |
O cover é automático deixando previsível a localização dos
inimigos. Aliás, falando em batalhas, tivemos um número exagerado de batalhas
(a meu ver). Mas algumas muito épicas, principalmente chegando próximo do fim
do jogo.
Existem diversos itens escondidos, tumbas opcionais e missões
paralelas em busca dos 100%. As tumbas possuem puzzles inteligentes e
diferenciados. A dificuldade está na média, onde em pouquíssimas partes você
pode empacar. Um ponto que alguns podem achar negativo (não meu caso) é que a
ilha não é um mundo totalmente aberto.
A trilha sonora é percebida nos momentos de batalha e
combinam bem com o jogo, nada além disso.
Um ótimo ponto é que o jogo está totalmente legendado em
português, ajudando demais no entendimento do enredo.
Por enquanto é só pessoal, tomara que vocês tenham gostado e
até a próxima! Tudo de ótimo pra vocês!